Adriano Despede-se da Presidência

Ao fazer uso do seu espaço, o Presidente Adriano Schneider (PSDB) inicialmente falou dos projetos que entraram na Câmara de Vereadores durante o ano de 2018 salientando que todos foram aprovados. Reconheceu o bom trabalho realizado pelos servidores da Casa estendendo seu agradecimento aos colaboradores que já não fazem parte do quadro de funcionários.

Elogiou o bom desempenho do secretário de Saúde recordando que quando Israel Moccelin assumiu a pasta, ela não se encontrava em um bom momento e com o seu esforço, melhorou e muito a qualidade da Saúde no Município.

Falou sobre o grande número de pessoas presentes na Sessão Ordinária realçando que é imprescindível a presença da comunidade já que é na Câmara de Vereadores que é definido o futuro de Cruzeiro do Sul.

Agradeceu a solicitude de Henrique Bohn, à Eveline Bohn pela dedicação ao projeto “Mais hortas nas comunidades”, à Oldi Jantch e ao Maurício Queiroz pela preocupação com as sementes crioulas. Parabenizou Werno Klein (in memoriam) pela homenagem e a Administração Municipal pela decoração natalina.

Falou sobre o seu contentamento em estar à frente do Poder Legislativo em um ano que dez empresas se instalaram no Município evidenciando que em 55 anos de Cruzeiro do Sul jamais conseguiram trazer tantos empreendimentos com a união de todos os vereadores.

Falou sobre o questionamento de Jair Klein referente às emendas parlamentares alcançadas pelo Poder Executivo. Schneider esclareceu que o montante de R$ 1.335.322,70 é a soma de recursos conquistados pelos dois Poderes, Executivo e Legislativo, citando a origem e o destino de cada auxílio.

Criticou a RGE Sul recordando que em 2013 reivindicou a substituição de um poste na proximidade do cemitério da Boa Esperança Baixa sendo esse pedido reforçado em 2015, 2017 e no início de 2018 e relatou que o mesmo caiu recentemente caracterizando a situação como vergonhosa. Apontou que o fato gerou transtornos as pessoas que transitam pelo local sendo que poderia ter ocasionado uma tragédia. Apontou também uma situação similar em Linha Sítio próximo a Igreja da comunidade destacando o fluxo intenso de crianças devido a localização de escola nas imediações e questionou a possibilidade de substituir a distribuidora de energia elétrica em Cruzeiro do Sul. Solicitou o encaminhamento de Ofício reivindicando esclarecimentos.

Referente à RS-130, na altura de São Miguel, solicitou uma atenção maior do Daer ao trecho destacando que o departamento responsável não cumpre com o prometido afirmando que sempre trabalhará em prol da população.

Encerrou sua explanação citando os feitos durante a sua gestão apontando a reformulação do site atendendo às normas do Tribunal de Contas oferecendo plataforma para deficientes visuais, visitas às empresas, a oferta de palestra motivacional para toda comunidade de forma gratuita, promoção de cursos de aprimoramento aos componentes da Casa Legislativa.

Parabenizou José Carlos Eckert pela eleição da nova Mesa Diretora e desejou sucesso ao colega e ótimas festas de fim de ano a todos os cruzeirenses.