Adriano fala sobre a luta em prol do setor leiteiro

Adriano Antônio Schneider (PSDB), iniciou o seu pronunciamento na Tribuna saudando o vice-presidente da Mesa, Leandro Olbermann (PSDB), vereadores, o novo integrante da Casa, Gilson Pedro Behrenz (PMDB), a secretária de Saúde e Saneamento, Aline Flores, suplentes e demais presentes.

Mencionou a sua participação na reunião a respeito do baixo valor do leite que ocorreu no salão da Paróquia São Gabriel Arcanjo em Cruzeiro do Sul- RS e desabafou ‘’…a nossa agricultura está sendo muito esquecida…’’. Relatou que gerou contestação o fato do Governo importar do Uruguai o produto em questão.

Comentou também da reunião que participou na Câmara de Vereadores de Estrela- RS, tendo como pauta principal o endividamento agrícola, se fez presente, entre outros, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul– RS, Marcos Hinrichsen e Emater. O evento contou com a participação do Deputado Jerônimo Goergen. Adriano relatou que foi exigida a interferência dos Deputados Federais para suspensão da importação do leite, em benefício dos nossos produtores. Em função do atual quadro, citou que na cidade de Estrela, no ano de 2017, mais de trinta milhões de reais deixaram de entrar na receita do município. Ressalta que, as dificuldades não são exclusivamente do setor leiteiro, mas também afeta os fornecedores de arroz, milho, carne.

Satisfeito, expõe que a luta está originando bons resultados, uma vez que o governo do Estado prorrogou o decreto que tratava da importação do leite, sendo assim, o decreto que venceria no dia 28 de fevereiro foi prorrogado por mais um ano, dificultando a entrada de leite estrangeiro no país.

Apontou as exigências e investimentos que o setor leiteiro necessita para seu funcionamento, a causa, muitas vezes, do abandono do ramo.

O Presidente agradeceu imensamente a presença e os esclarecimentos da secretária de Saúde e Saneamento, Aline Flores, que participou da última Sessão Ordinária, a pedido dos vereadores.

Quanto ao Hospital São Gabriel Arcanjo, Adriano relatou o bom trabalho que está sendo executado por voluntários e consequentemente, trazendo ótimos resultados e afirma que, posteriormente, teremos boas notícias para a Casa de Saúde.

O Presidente concluiu sua manifestação parabenizando o colega Gilson Pedro Behrenz (PMDB) pela Indicação de sua autoria, onde sugere o uso de uniforme aos servidores públicos da Secretaria de Estradas e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.