BIRA APONTA MELHORIAS NA ERS-130

Ubirajara da Silva Marques (PP) iniciou a sua manifestação na Tribuna Livre cumprimentando o Presidente Adriano Schneider (PSDB), Mesa Diretora, assessora jurídica, servidores da casa, vereadores, suplentes de vereadores, presidentes de partido e o prefeito em exercício, João Henrique Dullius.

O vereador parabenizou os colegas que junto com ele acompanharam a chefe de gabinete da diretoria-geral do DAER, Mareli Vogel, em outubro do ano passado na visitação à ERS-130, no trecho que liga Bom Fim à Santarém, a fim de verificarem a situação da estrada. Bira explanou sobre os resultados desse encontro somado às visitas realizadas por parte dos vereadores nas dependências do DAER, em Porto Alegre. Apontou a ampliação em sua largura da via, a substituição da tubulação por canos mais grossos e frisou que inicialmente, os trabalhos criarão um certo transtorno para os usuários, mas futuramente será compensador. “A política tem que ser feita em parceria, coleguismo, amizade, e buscar o Projeto, não só um ser padrinho dos Projetos, somos todos nós’’ destacou Ubirajara.

Elogiou a gestão do secretário de Saúde e Saneamento, Israel Moccelin, relatando que diariamente passa pelo posto de saúde para verificar a questão das filas e mencionou que, desde a sua atuação, elas são inexistentes. Complementou dizendo que não há aglomerações de pessoas na frente da unidade de saúde como anteriormente. Marques informou que a população deixou de apontar problemas relacionados à Saúde. Parabenizou a Administração por, primeiramente ordenar o Hospital São Gabriel Arcanjo e agora, estão focados no posto de saúde.

Ubirajara explanou sobre a emenda recebida do deputado federal José Otávio Germano no gabinete do prefeito Lairton Hauschild, relatando que foram muito bem recebidos por Hauschild. Reforçou que a emenda é fruto da viagem a Brasília e declarou que às vezes ele era contra as emendas mas hoje, compreende a sua importância.

Recordou a ocasião onde estiveram reunidos em Porto Alegre com o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, para solicitar recursos ao município na área da agricultura e declarou que provavelmente, em abril, virá para o município um trator oriundo da Bancada Gaúcha. Descreveu a conversa com o colega João Celso Führ (PDT) sobre a busca em adquirir um caminhão-pipa citando que não estão medindo esforços. Salientou que a política é assim: uma união de forças.

O vereador falou sobre o seu apreço pelo Presidente da Câmara, Adriano Schneider (PSDB) mas mostrou-se chateado pelo fato dele ter decidido sozinho quem iria na viagem agendada para o dia 23 de abril a Brasília. Bira frisou que a definição foi exclusiva do Presidente e não do Plenário declarando: “dinheiro público nós temos que administrar juntos, não é só um, a conta da Câmara é de todos..”, concluindo que Adriano, diante da sua atitude, foi autoritário. Equiparou a postura do Presidente com o autoritarismo do antigo prefeito, Leandro Marmitt (Dingola) e cobrou respeito na Casa Legislativa justificando que todos são iguais, que o valor do voto de cada membro é o mesmo. Em continuidade ao assunto, proferiu: “.. surpreendentemente cheguei um dia, e disse, não, tu não vai, porque eu vou querer levar o fulano e o ciclano, mas a Câmara, eu vou dizer para o Adriano, a Câmara não é dele, ele é só o gestor administrativo, a Câmara é de todos nós…”. Ubirajara reportou novamente o sentimento de mágoa quanto a sua decisão e salientou o seu afeto referente a Schneider declarando que ao tentar ajudar, ele é mal interpretado e anunciou que fiscalizará a viagem e cobrará projetos justificando que a ida a Brasilia será paga pelo povo.

Marques elogiou as estradas do município. Parabenizou o prefeito em exercício, João Henrique Dullius, pelo desempenho na área rural. Findou a sua declaração citando: “só quero dizer a todos, eu sou o mesmo Bira, sou sincero com o que eu falo e não mudo, eu sou a minha cabeça é essa, doa a quem doer. Obrigado, desculpa alguma coisa”.