Bira Parabeniza Alunos Pela Participação em Sessão Ordinária

Ao fazer uso da palavra na Tribuna Livre, o vereador Ubirajara da Silva Marques (PP) cumprimentou a todos presentes, nomeando o Presidente da Câmara Adriano Schneider (PSDB), componentes da Mesa, assessores, vereadores, em especial os alunos da Escola João de Deus que acompanharam a Sessão Ordinária e parabenizou o professor Márcio pela iniciativa em trazê-los.

Durante o ato legislativo, os alunos do educandário utilizaram a Tribuna para apontar reivindicações. Nesse sentido, Marques frisou que os estudantes têm o papel de fiscalizar e podem auxiliar os vereadores quanto a contextos que merecem atenção do Legislativo. Mencionou que muitas das situações levantadas por eles já são de conhecimento dos parlamentares mas alguns preferem a omissão. Sobre as passagens escolares, comunicou que regularmente decorrem contratempos entre a Educação e a Secretaria frisando que é um direito dos alunos. A respeito dos atendimentos nos Postos de Saúde, divulgou que sempre buscaram a ampliação na assistência, concluindo que a situação está melhorando. Sobre o Hospital São Gabriel Arcanjo, Ubirajara relatou que aos poucos a entidade está sendo reorganizada. Proferiu que, através de uma equipe cedida pela Administração Municipal, estão minimizando os gastos financeiros do hospital. Expôs que na Administração passada, aconteceu de médicos plantonistas atingirem uma remuneração mensal de até R$ 20.000,00, sendo que esse valor ultrapassa o salário até mesmo do Prefeito. Apontou que anteriormente, o município tinha um custo de R$ 300.000,00 com plantões na casa hospitalar e concluiu falando que mediante a atual Administração, os problemas estão sendo corrigidos já sendo possível perceber a evolução em muitos aspectos. Afirmou que os vereadores são fiscais, representantes do povo e cabe a eles, defender os munícipes. Declarou que foi uma honra receber os alunos e seus respectivos pais e comprometeu-se que, dentro das exigências, o Legislativo fará o possível para atende-las.

Bira divulgou que a Câmara Municipal possui servidores como a assessora jurídica, secretária-executiva, entre demais funcionários e elogiou o empenho do assessor legislativo, Alan Bohn, mencionando que sempre os atende prontamente, mesmo fora do expediente.

Sobre a Proposição relativa às escolinhas de futebol de sua autoria, Marques citou que é necessário oferecer opções aos jovens para que tenham seus horários ocupados, evitando tempo ocioso, mas alegou que ocasionalmente há limitações nas promoções por falta de verba já que o Estado está falido, que em sua opinião, justificou como resultado de várias administrações ruins.

Concluiu a sua manifestação proferindo sobre a necessidade de realizar uma reunião com os funcionários que trabalham com veículos mas que não prezam pelo bem público.