Câmara Aprova a Instalação de Mais Uma Empresa no Município

Na última quarta-feira (10) ocorreu na Casa Legislativa, a Sessão Ordinária sob a presidência do vereador Adriano Schneider (PSDB). Na ocasião, ocorreu a apreciação de um único Projeto de Lei proveniente do Executivo.

O Projeto 119, aprovado por unanimidade, busca autorização ao Poder Executivo Municipal a efetuar concessão de uso de área de terrenos para instalação de indústria do ramo Dobras e Cortes de Perfis de Aço.

A área em negociação possui uma superfície de 4.568,73m², sem benfeitorias, localizada no Distrito Industrial na RSC-453 e será destinada à empresa DOAÇO- Indústria e Comércio de Dobras e Cortes de Perfis Ltda, para instalação de planta industrial.

Em discussão ao Projeto, o vereador Sérgio Backes salientou que os dados apresentados pela empresa quanto ao número de empregos, arrecadação e o investimento que farão na cidade são essenciais ao Município. Parabenizou a Administração por trazer mais uma empresa à cidade.

Milton Weiler parabenizou o empresário Daniel Dullius por escolher Cruzeiro do Sul para instalar a empresa que hoje se encontra em Lajeado e elogiou a Administração Municipal por ter conquistado mais um empreendimento para o município. Destacou ainda a fala do empresário que mencionou que os agricultores serão beneficiados onde será possível realizar a reforma dos implementos no município.

João Celso Führ salientou que a empresa vem pra somar e a intenção do proprietário é aumentar a sua produção.

Ubirajara da Silva Marques destacou o papel da Administração Municipal, mediante o Prefeito e sua equipe, que buscam novos empreendimentos mas, principalmente, o empenho em fazer com que elas se estabeleçam e permaneçam na cidade. Parabenizou os vereadores, a Administração e o empresário. Reforçou a necessidade de oferecer cursos preparatórios para fortalecer a mão de obra.

Anastacia Zart, da mesma forma, elogiou a Administração Municipal e salientou a necessidade de haver programas na capacitação dos munícipes para atuarem nos empreendimentos que estão sendo estabelecidos na cidade.

O Presidente parabenizou o Executivo pelas inúmeras empresas que trouxe ao Município nesses dois últimos anos e salientou a necessidade em oferecer incentivos para qualificação de mão de obra para que os munícipes possam trabalhar nas empresas locais evitando o deslocamento para outras cidades.

Reivindicações apresentadas pelos vereadores:

-INDICAÇÃO 023: elaborada por Leandro Olbermann, o texto indica à Administração Municipal que, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria de Estradas, providencie a manutenção de um lado da via asfáltica nas proximidades da casa do senhor Paulo Backes, na Rua Frederico Germano Haenssgen, em São Rafael. Justifica-se a Indicação, tendo em vista que em um lado da via, o asfalto cedeu deixando a estrada mais baixa nesse trecho, podendo ocasionar transtornos e até prejuízos para os motoristas que transitam além das diversas reclamações dos moradores locais.

-INDICAÇÃO 024: solicita que a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria de Estradas, providencie material (saibro/brita) no acesso ao Cemitério São José em São Rafael. Elaborado pelo vereador Leandro Olbermann, o documento teve por base as más condições de acesso, há expectativa no aumento do fluxo de pessoas e veículos no final do ano devido ao Dia de Finados e as diversas datas comemorativas além de que, em dias molhados, muitos carros atolam no local.

-INDICAÇÃO 025: formulada por Anastacia Zart, indica à Administração Municipal que, através da Secretaria de Estradas, estude a viabilidade de melhorias na ponte da estrada geral de Linha Sítio, nas proximidades da residência da senhora Sônia Sehn. Justifica a Indicação, tendo em vista que os moradores estão preocupados com as condições físicas da ponte e o fluxo de veículos neste trecho é intenso.

– PROPOSIÇÃO 019: apresentado por Leandro Olbermann e aprovado por unanimidade, o texto pleiteia que a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento e diretoria do Hospital São Gabriel Arcanjo, estude a viabilidade de contratar um segurança para o turno da noite para a Casa de Saúde. O autor, Leandro Olbermann, fundamenta seu pedido em razão de alguns pacientes ou acompanhantes entrarem no Hospital em estados alterados, por motivos de alcoolismo, dependência química, violentos, sendo assim, colocando em risco a segurança dos demais pacientes em atendimento, acompanhantes e servidores do Hospital São Gabriel Arcanjo.

No espaço direcionado a comentários adicionais, divulgou que foi procurado por pessoas que relataram tais ocorrências e que acabam coagindo os trabalhadores e demais pacientes e seus acompanhantes.

A próxima Sessão Ordinária está agendada para o dia 24/10.