Documentos Apresentados Durante Sessão Ordinária

0
101

Durante o ato legislativo, foram expostos os seguintes documentos:

Indicações:

Nº 12/2018: de autoria de Ubirajara da Silva Marques (PP), indica que a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, estude a viabilidade de disponibilizar atestado médico nos postos de saúdes de Cruzeiro do Sul, Hospital São Gabriel, ou consultórios médicos que atendem pelo Município, para quem esteve em consulta e quem necessitar.

Justifica-se que todo cidadão tem direito de receber atestado médico, contendo as informações pelos motivos que esteve em consulta.

Nº 13/2018: reivindica à Administração Municipal, através da Secretaria de Estradas, que providencie o patrolamento e colocação de materiais no desvio do pedágio, próximo a Floricultura Kliemann, na Boa Esperança Alta, em direção a churrascaria Espeto de Ouro.

O documento elaborado pela vereadora Anastacia Zart (PT), fundamenta-se em episódios de chuvas onde a estrada fica intransitável, e muitos caminhões acabam atolados.

Nº 14/2018: apresentado por Leandro Olbermann (PSDB), o documento solicita à Administração Municipal, através da Secretaria de Estradas, que providencie o alargamento e roçada na localidade de Arroio Grande, principalmente em frente a propriedade do senhor José Gomes Carvalho.

Alega-se que houve um estreitamento da estrada, ocasionado pelo excesso de inço, dificultando a passagem de veículos, e podendo ocasionar acidentes.

Moção 002/2018- MOÇÃO DE APLAUSOS PARA O ATLETA CRUZEIRENSE LUCIANO BAGATINI- elaborado pelos vereadores Ubirajara da Silva Marques (PP), Adriano Schneider (PSDB), Gustavo Richter (PDT), Leandro Olbermann (PSDB) e Sérgio Backes (PSDB), objetivando que seja consignada nos anais desta Casa Legislativa, “MOÇÃO DE APLAUSOS” com votos de congratulações para o atleta cruzeirense Luciano Bagatini.

Considerando que Luciano Bagatini, 45 anos, Servidor Público responsável pelo Departamento de Esportes do Município de Cruzeiro do Sul, treina em média três vezes por semana, o que soma em torno de cinquenta quilômetros semanais.

Tendo em vista que o servidor público, representa o Município de forma valorosa em todo o Estado, competindo em provas de corrida de rua.

Fundamenta-se que o atleta, de janeiro a maio deste ano, participou de oito corridas, em seis cidades do Rio Grande do Sul sendo que em todas as etapas, Luciano sempre esteve entre os dez primeiros classificados, na categoria 45/49 anos, com dois segundos lugares nos percursos de quinze quilômetros, e um terceiro lugar no percurso de dez quilômetros.

Até o final do ano de 2018, pretende participar de mais doze corridas de rua, incluindo a famosa São Silvestre, que é a mais importante do Brasil, que acontece em São Paulo, no dia 31 de dezembro.

Salienta-se que, Luciano não possui apoio financeiro/patrocínio, e com isso, a sua participação em algumas corridas, acabam-se limitando.

Após aprovada, requer-se seja dada ciência ao homenageado, com o encaminhamento de cópia desta “Moção de Aplausos” com votos de congratulações. Ainda, postula-se que seja encaminhada cópia da Moção para a imprensa escrita e falada da nossa cidade e região.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores, a Moção será votada na próxima Sessão Ordinária.

Proposições:

Durante o ato, foram apresentadas três Proposições. Duas delas, de numerações 11 e 12, foram elaboradas pelo vereador Ubirajara da Silva Marques (PP). No primeiro documento, busca, mediante Administração Municipal, uma maneira de patrocinar os alunos das escolinhas de futebol, que representam o município de Cruzeiro do Sul em outras cidades do Estado do Rio Grande do Sul já que, são os pais dos alunos que estão bancando os gastos dos alunos como transporte, alimentação, uniforme.

No espaço destinado a comentários adicionais, o autor acrescentou que estão sendo oferecidas inúmeras opções para a terceira idade, sendo que não há promoções destinadas à juventude e frisou que eles são o futuro. Apontou que a escolinha de futebol está participando do campeonato estadual e atualmente, os alunos estão sendo custeados pelos próprios pais. Reforçou o pedido de verba destinado para esse fim e sugeriu que o montante reservado à terceira idade, seja repartido igualmente entre os dois propósitos. A Proposição foi aprovada por unanimidade.

No segundo documento, solicita a viabilização de horários no Ginásio Orlando Eckert para a escolinha de futebol de campo treinar futsal alegando que a escolinha de futebol de campo está disputando o campeonato PIÁ ESTADUAL DE FUTSAL, em várias categorias.

Bira adicionou que os jogadores treinam somente no campo e quando jogam campeonato estadual, as competições acabam sendo de salão. Apontou que em outros municípios os integrantes dos times ganham camisetas, transporte e é oferecido ginásio para treinar sendo que os daqui, não tem essa oferta. A solicitação foi aprovada por todos os parlamentares.

A Proposição indicada por Gustavo Richter (PDT), de número 13, reivindica a cobertura da quadra de esportes na EMEF Passo de Estrela justificando que em dias de chuva fica inviável a prática de esportes, da mesma forma a hora de recreação dos alunos.

No espaço a comentários adicionais, Gustavo apontou que esse problema ocorre desde a criação da escola e que a cobrança por parte dos pais aumenta a cada ano. Alegou que em dias chuvosos os alunos não conseguem praticar atividades físicas e realizar brincadeiras ao ar livre, resultando na permanência em sala de aula em todo horário escolar.

A Proposição foi aprovada por unanimidade.