Presidente da APAE Faz Uso da Tribuna e Explana Sobre Associação

O Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE, Sr. Alberi Veiga da Silva, fez uso da Tribuna na Sessão Ordinária realizada no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela associação, criada em 2012, e que atualmente presta assistência a 36 pessoas na faixa etária dos 3 aos 59 anos sendo que a equipe era formada por psicopedagoga, fisioterapeuta, nutricionista, monitora, psicóloga e assistente social.

Registrou que a partir de agosto de 2017, a Prefeitura Municipal, além de já fornecer secretária e motorista, pagamento de despesas de água e luz, passou a ceder 12 horas de profissional com formação em psicopedagogia e 10 horas de profissional de psicologia. No ano de 2018 também foi cedido pela Administração, um profissional da área de educação física além da celebração de contrato com repasse financeiro de R$ 3. 700,00 destinado aos encargos dos profissionais e o restante das despesas mensais, um montante aproximado de R$ 6.300,00, quitado pela instituição através de doações e pelos sócios colaboradores.

Além do auxílio prestado pelo Município, o presidente da entidade citou as parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, Jornal A Hora, Cabanha Maufer/ Balas Florestal.

Justificou que com o aumento da demanda, devido à transferência de pessoas com deficiência da unidade de Lajeado para Cruzeiro do Sul e pelos encaminhamentos do Município, gerou alterações na carga horária dos profissionais, o espaço físico se tornou insuficiente e não há local adequado para os momentos de recreação. Além desses apontamentos, somado a outras necessidades, a instituição deseja a aquisição de uma sede própria.

No espaço final, o Sr. Alberi encerrou seu pronunciamento esclarecendo dúvidas dos vereadores e destacou que atualmente é possível doar um percentual do imposto de renda à APAE.