Presidente Fala Sobre Documentos De Sua Autoria

O Presidente Adriano Schneider (PSDB) ao fazer uso da palavra, saudou todos os presentes no ato legislativo, citando o vice-presidente Leandro Olbermann (PSDB), vereadores, assessores da Câmara, empresários, suplentes de vereadores, o pré-candidato a Deputado Elemar Sand e servidores da Prefeitura.

Divulgou a notícia que surgiram focos do Aedes Aegypti em Cruzeiro do Sul, nos bairros Centro, Glucostark e Vila Célia atestadas pela 16º Coordenadoria Regional da Saúde. Informou que agora a cidade se junta a cerca de trezentos outros Municípios infectados no Rio Grande do Sul. Frisou a necessidade de eliminar os recipientes que possam acumular água e solicitou à população que recebam bem os agentes de saúde.

Sobre o evento em prol do Hospital São Gabriel Arcanjo, esclareceu que não pôde estar presente por problemas de saúde mas enfatizou que fez o que estava ao seu alcance em favor do jantar baile. Registrou que estão fazendo o possível para ajudar a Casa de Saúde. Apontou as emendas que vieram em benefício do hospital relatando que foi resultado de uma busca iniciada no ano passado em Brasília e recordou a conversação com Carlos Gomes onde, na ocasião, ele questionou o que era mais importante ao Município, sendo que a resposta foi a Saúde. Evidenciou que o relevante não é o mediador da emenda mas sim, Cruzeiro do Sul ter sido favorecida.

O Presidente agradeceu e parabenizou a secretária da Educação pelo ótimo trabalho e organização da Feira do Livro concluindo que o evento é de extrema importância e foi um sucesso.

A respeito do Requerimento de sua autoria destinado a RGE-Sul, justificou que a constante falta de energia elétrica no Município e os pedidos de ajuda dos munícipes o motivou para elaboração do documento. Esclareceu que seu esforço em busca de solução junto a empresa prestadora do serviço, foi em vão, afirmando que a mesma não destinou a atenção devida para solucionar o caso. Destacou que é imprescindível os esclarecimentos e evidenciou que não quer, como já ocorrido, apenas conversa, espera atitude. Recordou um caso que teve a sua interferência na solicitação para substituir um poste na Boa Esperança que estava fixado apenas pelos fios e ainda hoje, a situação perdura e cogitou a possibilidade de protocolar o pedido no Ministério Público visando resultado.

Schneider se manifestou sobre as condições da RS 130 e relembrou que essa é uma situação que ele busca desfecho desde que ingressou na Casa Legislativa. Citou que algumas promessas foram concluídas como a elevação da via mas reclamou quanto a instalação dos bueiros que, na sua percepção, em alguns pontos foram colocados erroneamente. Divulgou que está havendo a elaboração de um abaixo-assinado entre os moradores que será apresentado na reunião em Porto Alegre.

Adriano finalizou sua abordagem proferindo sobre as máquinas agrícolas que virão ao Município mencionando que os vereadores Ubirajara Marques (PP), Anastacia Zart (PT), o Prefeito Lairton Hauschild e ele foram a Esteio receber os maquinários e direcionou o mérito da conquista ao secretário Ernani Polo.