REPRESENTANTES REALIZAM REUNIÃO COM PROCURADOR DA REPÚBLICA SOBRE A OCUPAÇÃO INDÍGENA NO MUNICÍPIO

No dia seis de abril, ocorreu na sede da Procuradoria da República no município de Lajeado/RS, a reunião com o Procurador da República Dr. Fernando Machiavelli Pacheco. Na pauta, a situação das famílias indígenas residentes às margens da RSC-453 em Cruzeiro do Sul, no bairro São Rafael nas proximidades do Distrito Industrial. A ocupação aconteceu em 2017 e atualmente residem sete famílias alcançando um número aproximado de quarenta pessoas.

Dentre outras indagações, os vereadores questionaram o que poderiam fazer referente a situação alegando que o local é impróprio para residir. Justificaram apontando a intenção de implantação de uma rótula de acesso ao Distrito Industrial que abrangeria o espaço onde os índios estão fixados e o fluxo considerável de veículos pesados provenientes das empresas ali instaladas aumentando o risco de acidentes, principalmente pelo número de crianças existentes no povoado. Dr. Fernando mencionou que entende que o lugar não é apropriado, ainda mais com a instalação da rótula de acesso. Com o intuito de resolver o caso, foi pré-agendada a reunião com a presença de representantes da FUNAI, SESAI, DAER, Município, Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul e indígenas para o dia dezoito de abril do corrente ano.

No ato, estiveram presentes a Procuradora do Município de Cruzeiro do Sul Eunice Frantz, servidores da Câmara de Vereadores representados pelo Assessor Legislativo Allan Bohn e  a Assessora Jurídica Adriana Schossler , Enfermeira do Município Eveline Bohn e representando a Câmara de Vereadores, os membros: Anastacia Zart (PT), Leandro Olbermann (PSDB), Sérgio Backes (PSDB), Jair Klein (PP), Gustavo Richter (PDT) e Milton Weiler (PMDB).