Tio Backes Anuncia Início de Obra no Hospital

O vereador do PSDB, Sérgio Luis Backes, ao fazer uso da palavra, saudou o Presidente Adriano Schneider (PSDB), assessora jurídica, secretária-executiva, vereadores, funcionários do Executivo, suplentes de vereadores, empresários, secretário de Saúde e Saneamento Israel Moccelin e o Prefeito Lairton Hauschild.

Backes iniciou o seu pronunciamento falando sobre um pequeno contratempo que presenciou no início do mês, na unidade de saúde onde são atendidos os moradores da zona rural. Sérgio relatou que houve formação de fila para marcação de consultas e exames e esclareceu que a população precisa entender que não há necessidade de virem todos no primeiro dia já que disponibilizaram duas datas mensalmente para oferecer os mesmos serviços evitando assim, aglomeração. Mostrou-se confiante que essa questão será resolvida de forma ágil pelo secretário de Saúde e Saneamento e elogiou a sua atuação.

O vereador informou que iniciaram a obra no telhado do Hospital São Gabriel Arcanjo e farão a modificação na sala de espera, sala de recuperação e raio x. Comentou que o serviço custará aproximadamente R$ 13.000,00 e que há dinheiro disponível, oriundos de eventos realizados em prol da entidade somados aos resultados da comissão que está à frente da Casa de Saúde, implantada pela Administração Municipal. Parabenizou a equipe nomeando Cassiano, Chagas, Delírio, Adovar pelo trabalho que estão exercendo em prol do município, que considerou louvável.

Citou o bom resultado na recuperação dos calçamentos apontando a manutenção já realizada na proximidade do Pé de Chumbo e Centro. Divulgou que os próximos locais que serão reparados serão em pontos localizados na Vila Célia e Popular. Elogiou o secretário de Obras e a Administração pelo feito e frisou que a despesa está sendo mínima.

Sérgio falou a respeito da Indicação elaborada pelo colega João Celso Führ (PDT) que reivindica o alargamento, roçada e colocação de material na estrada que se inicia no mercado Muller até a entrada do município de Santa Clara do Sul. Expôs que é conhecedor da situação desde 2015 e afirmou que a limpeza precisará ser intensa fazendo uso até mesmo de escavadeira e reforçou a necessidade de providências nesse local. Recordou que em 2015 gostaria de ter realizado a depuração na área mas não houve tempo, já que foi afastado da secretaria que ocupava sem motivos aparentes já que, na sua opinião, estava realizando um bom trabalho.

Sobre o Requerimento de sua autoria solicitando uma reunião com a Corsan, o vereador concordou com Ubirajara da Silva Marques (PP) quando apontou que a Secretaria de Obras seria o órgão capacitado para dialogar com a Companhia de Água, mas declarou que acredita que a Câmara de Vereadores também possa fazer esse papel. Proferiu sobre os recortes na pavimentação asfáltica realizadas por ela e mencionou que eles se encontram praticamente em todos os bairros da cidade. Frisou sobre a necessidade de tomar providências quanto a esse problema e pela demora no fechamento dos buracos originados pelas manutenções que, na maioria das vezes, acabam criando um ressalto na via. Relatou que há 23 anos é presidente da Sociedade de Água São Gabriel e reforçou que existem alternativas para evitar esses danos na pavimentação. Destacou a importância da conversa com a Corsan para saber o que pretendem futuramente afirmando que a atual encanação é antiga e está deteriorada.

Sérgio repassou o convite que recebeu para o campeonato regional em cancha de areia que ocorrerá no bairro Floresta, na cancha do Paulo tendo como 25 a data de início. Falou sobre os demais campeonatos que estão ocorrendo mencionando que estão acontecendo de forma tranquila e convidou os colegas vereadores para apreciarem as competições.

O vereador encerrou seu pronunciamento parabenizando todas as mães brasileiras pelo Dia das Mães.