Vereadores Apreciam Projeto Que Visa Incentivos Ao Condomínio Avícola

Na última Sessão Ordinária ocorrida no dia quatro do corrente mês, sob a presidência do vereador Adriano Antônio Schneider (PSDB), foram apreciados e aprovados por unanimidade os seguintes Projetos:

PROJETO DE LEI Nº 106-02/2018: que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivos ao CONDOMÍNIO AVÍCOLA CRUZEIRO DO SUL.

A proposta consiste na doação de duas áreas de terras com superfícies de 58.254,40 m² e 30.000,00 m², ambas localizadas em Linha Sítio, zona rural do Município.

Além da doação do imóvel, também é objeto de incentivo o fornecimento de maquinário para a realização de serviços de preparação do terreno, instalação de poço artesiano e rede elétrica, além da manutenção do bom acesso ao local, ações necessárias para a instalação e funcionamento da futura sede industrial de produção de frangos de corte da associação beneficiada.

Com o novo empreendimento, que terá a construção de sua sede física iniciada nos próximos meses, a Associação Avícola visa investir no Município, no mínimo, R$ 7.000.000,00, criar seis novos postos de trabalho e permanecer em Cruzeiro do Sul pelo prazo mínimo de dez anos.

Em discussão ao Projeto, o vereador Ubirajara Marques (PP) parabenizou os representantes do empreendimento pelo investimento e pela coragem em apostar no Município. Da mesma forma, elogiou o Prefeito Lairton Hauschild e Israel Moccelin pelas negociações. Recordou o caso decorrido, em gestão anterior,  da empresa Beira Rio. Na época,  a empresa mostrou interesse em fixar-se em Cruzeiro do Sul porém, não recebeu apoio pela necessidade de um investimento significativo por parte da Administração Municipal. Atualmente a empresa está em Roca Sales, fato que o vereador caracterizou como falha da gestão já que a mesma poderia estar fixada na cidade. Expôs que na Casa Legislativa, os empreendedores encontrarão apoio realçando que mesmo com as diferentes siglas partidárias, todos trabalham em busca do mesmo objetivo, beneficiar o Município. Bira elogiou o antigo vice-prefeito de Arroio do Meio que participou da demonstração do Projeto.

Sérgio Backes (PSDB), a respeito da apresentação do projeto de instalação, enfatizou a relevância da conversação entre as partes a fim de sanar qualquer dúvida dando base para a decisão e elogiou a comissão que realizou a exposição. Parabenizou a Administração citando Israel Moccelin e Rudi Schneider, a Dália e os vereadores pelo empenho em aprovar a medida. Quanto as melhorias de acesso, Backes afirmou que essa é uma questão que já compete à Administração Municipal e salientou que tanto o Poder Executivo, quanto o Legislativo, demonstraram, mediante Projeto que trará retorno somente em 2020, que estão focados em favorecer a cidade e não em benefício próprio.

João Celso Führ (PDT) valorizou a coragem em investir sete milhões e a clareza na exposição do projeto. Proferiu sobre a cooperação existente ente os associados presentes no município com a Cosuel e concluiu que o sucesso do empreendimento é garantido declarando que é a favor da proposta.

Milton Weiler (MDB) gratulou a Administração Municipal e a comissão da Associação elogiando a demonstração quanto ao Projeto que, na sua opinião não deixou dúvidas e consequentemente demonstrou nitidamente o quanto Cruzeiro do Sul será favorecido.

Anastacia Zart (PT) parabenizou a equipe que explanou sobre o projeto, igualmente, a atuação da Administração. Falou sobre uma parte da área que será destinada à empresa mencionando que atualmente o local está ocioso e demonstrou satisfação em poder utilizar esse espaço para esse fim. Registrou que, atendendo os requisitos, os servidores contratados sejam cruzeirenses. Proferiu sobre os associados presentes no Município.

O vereador Gustavo Richter (PDT) proferiu sobre a amplitude do investimento e destacou que o Poder Executivo e Legislativo manterão a parceria em prol do Município.

O Presidente Adriano Schneider (PSDB) encerrou a conversação parabenizando a Administração, os investidores e colocou que mesmo que leve tempo para o empreendimento trazer retorno à cidade, estão focados no futuro do Município.

PROJETO DE LEI Nº 107-02/2018: que autoriza contratação emergencial de Assistente Social e dá outras providências.

O texto busca autorização para a contratação emergencial de Assistente Social para atuar no Centro de Referência em Assistência Social, para substituir a profissional Bárbara Weber que está em Licença para Tratamento de Interesse.

Ubirajara da Silva Marques (PP) questionou a assessora jurídica, Adriana Schossler, como será o critério de seleção e, caso um funcionário concursado tenha interesse na vaga, qual será o tipo de afastamento?

Adriana esclareceu que será realizado um processo seletivo onde todos os interessados poderão se inscrever e a partir disso, haverá a escolha sendo que, no caso de um servidor concursado, para assumir, terá que se afastar definitivamente do atual posto.

A próxima Sessão ocorrerá no dia 18 de julho a partir das 18:30h.